Freitag, 4. Mai 2012

A análise dos sonhos (Parte II)



Todas as pessoas sonham, ainda que algumas pensem o contrário, devido a que não se recordem dos seus sonhos, mas estes são produzidos pela psique a cada noite de maneira abundante. Com um pouco de prática estes pacientes podem estimular a alma para que se estabeleça uma linguagem que permita a comunicação saudável entre a consciência e o inconsciente.
Para facilitar o entendimento deste tema parece-me importante realizar uma classificação dos sonhos de acordo a função que desempenham e a sua estrutura.
Classificação dos sonhos:
1.- Reguladores
2.-Sonhos prospectivos
3.-Reductores
4.reactivos
5.telepáticos
6.importantes e insignificantes

SONHOS REGULADORES

A psique, como um sistema energético, tem uma função que regula. Quando uma pessoa adopta atitudes inconscientes exageradas ou radicais na sua vida objectiva, vai sonhar com situações contrárias à sua atitude consciente. Por exemplo uma mulher que na sua vida adopta uma personalidade pulcra, "pura desde um aspecto moral", imaculada, uma mulher que se proíbe inclusive do aparecimento de pensamentos de origem erótica, sendo normalmente a pessoa moralista do grupo, pode ter sonhos em que se apresenta como prostituta ou assassina ou com sonhos com imagens de sujeira, lodo, roupas embarradas, etc.




Assim que a atitude consciente acha-se mais separada das suas possibilidades vitais, o inconsciente produzirá sonhos repetitivos vivazes, impactantes de conteúdo fortemente contrastante.


Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen